top of page

Exame de Bem Estar Animal

Muita gente acha que o seu animal de estimação só precisa ir ao veterinário quando está doente. Na verdade, é sempre bom manter em dia a monitoração saúde do bichano, pois, além de evitar futuras possíveis doenças, ajuda a manter o animal sempre bem disposto, com uma boa dieta, bons hábitos e com todas as informações do seu corpo bem expostas.


É fato que existem várias dúvidas em relação ao exame de bem estar e o objetivo desse post é saná-las.


Qual é objetivo de um Exame de Bem Estar?

É fazer a manutenção da saúde do seu animal de estimação, o mantendo em um excelente estado físico. É feito em um animal aparentemente saudável, e analisa, basicamente, seus hábitos e suas condições físicas.


Qual é a frequência que deve ser feito o exame?

Depende da idade do seu animal. Filhotes de até quatro meses é necessário um acompanhamento mansal, pois seu desenvolvimento deve ser cuidadosamente analisado, principalmente na questão de vacinas e vemífugos. Além disso, o exame de bem estar possibilita que o dono tenha a oportunidade de sanar as suas dúvidas em relação a melhor forma de criá-lo, desde a melhor dieta até entender o seu comportamento.

Quando atingem a idade adulta, os exames podem ser feitos anualmente, para, principalmente, acompanhar o seu desenvolvimento, o seu peso, seus hábitos, e até mesmo diagnosticar possíveis doenças que o animal pode adquirir com o tempo, tendo assim, mais possibilidade de cura. Animais acima de oito anos devem fazer exame de seis em seis meses, pois, geralmente, seu ritmo se modifica bastante comparado quando mais jovem.


O que é verificado num Exame de Bem Estar Animal?

O veterinário irá perguntar sobre a dieta do animal, seus hábitos, respiração, postura, se ele faz exercícios físicos, audição, visão, pelagem, dentes, dentre outros. O veterinário também pode pedir exames, como de sangue ou urina, por exemplo . Com o resultado, o profissional pode pedir tratamentos preventivos, alteração na dieta, vacinas, vermífugos, tratamentos dentários, cuidados com a pele e pelo, etc. Ele ainda, pode indicar possíveis mudanças em seus hábitos e alguns outros tratamentos específicos.


É preciso de algum preparo antes de fazer o exame?

Pode ser que o veterinário peça para que o animal esteja em jejum. É importante que você tenha informações básicas do seu pet, como seus hábitos, alimentação e marca de alimentos, cartão de vacinação, se ele tem algum comportamento estranho, etc. esse é o momento que você também pode tirar algumas dúvidas em relação ao seu pet, por isso, anote em um papel para não esquecer!


Quer saber mais?

Leia aqui também! Ou, pergunte nos comentários, por e-mail (vetclinvni@gmail.com) ou em alguma de nossas redes sociais!



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page